Vitor Henrique
Pairo
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Relação
poder e educação
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Compreensão
da educação como exercício do poder, trazer maior clareza sobre como se efetiva
o processo pedagógico.
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Educação:
§ Normalmente associada
ao ensino;
§ Senso comum
associa a educação ao campo de valores e condutas e o ensino a passagem de
conhecimento e informações;
§
Educação
(Família) é diferente de Ensino
(Escola)
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Sinônimo
senso comum -> educação
= ensino;
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Conhecimento
– Professor (provedor do conhecimento) – Aluno (receptor)
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Conteúdo
é visto como independente da forma, ou do método de ensino;
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Concepção
tradicional de educação – em todos os níveis de escolaridade, com educandos dos
mais diferentes estádios de desenvolvimento biológico, psicológico e social, os
métodos e processos de ensino são os mesmos;
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Educação
de forma científica – apropriação da cultura;
·
Percebe-se
que conceito de homem histórico diferencia-se do conceito de homem como mero
animal racional, não apenas pela sua corporeidade material, mas tudo aquilo que
el cria ao transcender a natureza;
·
A
educação como apropriação da cultura, apresenta-se, pois, como atualização
histórica (diminuição da defasagem) cultural;
·
Conceito
crítico da educação – homem na sua integridade de sua condição histórica;
conteúdo: própria cultura humana em sua inteireza, como produção histórica do
homem; homem: ser social e político (produção de convivência entre pessoas e
grupo).
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Conceito
crítico da Educação é diferente dos conceitos do senso comum.
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