sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Tópicos do texto: EDUCAÇÃO COMO EXERCÍCIO DO PODER: IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DEMOCRÁTICA

Vitor Henrique Pairo
·         Relação poder e educação
·         Compreensão da educação como exercício do poder, trazer maior clareza sobre como se efetiva o processo pedagógico.
·         Educação:
§  Normalmente associada ao ensino;
§  Senso comum associa a educação ao campo de valores e condutas e o ensino a passagem de conhecimento e informações;
§  Educação (Família) é diferente de Ensino (Escola)
·         Sinônimo senso comum -> educação = ensino;
·         Conhecimento – Professor (provedor do conhecimento) – Aluno (receptor)
·         Conteúdo é visto como independente da forma, ou do método de ensino;
·         Concepção tradicional de educação – em todos os níveis de escolaridade, com educandos dos mais diferentes estádios de desenvolvimento biológico, psicológico e social, os métodos e processos de ensino são os mesmos;
·         Educação de forma científica – apropriação da cultura;
·         Percebe-se que conceito de homem histórico diferencia-se do conceito de homem como mero animal racional, não apenas pela sua corporeidade material, mas tudo aquilo que el cria ao transcender a natureza;
·         A educação como apropriação da cultura, apresenta-se, pois, como atualização histórica (diminuição da defasagem) cultural;
·         Conceito crítico da educação – homem na sua integridade de sua condição histórica; conteúdo: própria cultura humana em sua inteireza, como produção histórica do homem; homem: ser social e político (produção de convivência entre pessoas e grupo).
·         Conceito crítico da Educação é diferente dos conceitos do senso comum.

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