Educação
Matemática: Uma negociação em sala de aula
Autor: Prof. Me.
Allan Gomes dos Santos
O texto apresentado,
assim como outros apresentados anteriormente, aborda sobre as mudanças que
estão ocorrendo nos paradigmas da educação, no qual começam a serem repensadas
as práticas pedagógicas e busca-se adequar a essas mudanças, como no trecho do texto
que diz: “[...] educação tem a frente uma nova realidade a refletir sobre seu
papel e propor novos rumos”. Também, fala que “[...] a Educação Matemática como
forma de propor uma nova formatação para o ensino da matemática, vem tomando
espaço cada vez mais nesta conjuntura de mudanças, alterando de forma
significativa os antigos paradigmas educacionais e disseminando novos
entendimentos para o crescimento científico da matemática.”, ou seja, que
através das novas Metodologias Matemáticas, como por exemplo as TICs,
procura-se uma melhor compreensão dos alunos sobre conceitos matemáticos,
formas mais concretas ou dinâmicas de se trabalhar com esses conceitos. Ainda,
uma nova postura dos alunos e professores, que haja uma interação maior entre
eles, que alunos possam participar mais efetivamente durante a construção
desses conhecimentos, que professor possa mediar de maneira que seja levando em
consideração aquilo que os alunos “trazem” com o que se quer que eles aprendam.
Com isso, o autor denomina o que ele chama de negociação, onde professor e
alunos são partes integrantes do processo de melhoria da educação, para que
assim, consigam resultados significativos no processo ensino-aprendizagem da
matemática.
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