sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Resumo - texto Ariel

Educação Matemática: Uma negociação em sala de aula
Autor: Prof. Me. Allan Gomes dos Santos


O texto apresentado, assim como outros apresentados anteriormente, aborda sobre as mudanças que estão ocorrendo nos paradigmas da educação, no qual começam a serem repensadas as práticas pedagógicas e busca-se adequar a essas mudanças, como no trecho do texto que diz: “[...] educação tem a frente uma nova realidade a refletir sobre seu papel e propor novos rumos”. Também, fala que “[...] a Educação Matemática como forma de propor uma nova formatação para o ensino da matemática, vem tomando espaço cada vez mais nesta conjuntura de mudanças, alterando de forma significativa os antigos paradigmas educacionais e disseminando novos entendimentos para o crescimento científico da matemática.”, ou seja, que através das novas Metodologias Matemáticas, como por exemplo as TICs, procura-se uma melhor compreensão dos alunos sobre conceitos matemáticos, formas mais concretas ou dinâmicas de se trabalhar com esses conceitos. Ainda, uma nova postura dos alunos e professores, que haja uma interação maior entre eles, que alunos possam participar mais efetivamente durante a construção desses conhecimentos, que professor possa mediar de maneira que seja levando em consideração aquilo que os alunos “trazem” com o que se quer que eles aprendam. Com isso, o autor denomina o que ele chama de negociação, onde professor e alunos são partes integrantes do processo de melhoria da educação, para que assim, consigam resultados significativos no processo ensino-aprendizagem da matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário