O texto abaixo é apenas um trecho
da reportagem dada pelo professor Toscano, referente à como ele utilizou a
demonstração do último teorema de Fermat pra ensinar geometria analítica. Quem
tiver curiosidade em ler a reportagem na integra, ela pode ser encontrada na
revista Cálculo: Matemática para
todos, da editora Segmento, edição 15, ano 2, abril de 2012, página 55.
Um Truque Sujo
Muitos estudantes gostam de ouvir histórias nas quais aparece o último
teorema de Fermat; eles até ficam felizes de conversar sobre Fermat em sala de
aula. Um professor de São Paulo acha que consegue usar essa felicidade para
treiná-los no ofício de interpretar artigos científicos
Na USP, um professor do
Instituto de Matemática e
Estatística, Severino Toscano Melo, quase sempre dá aulas de cálculo. Um
professor de cálculo precisa falar de mais para convencer seus alunos de que cálculo
é importante – eles sabem disso antes mesmo de se matricular na faculdade. Mas,
em 2011, Toscano deu pela primeira vez aulas de geometria analítica para
estudantes de física; neste caso, o professor precisa convencer alunos não
matemáticos a se debruçar sobre um tema que eles associam mais à matemática
pura, isto é, que eles associam a uma matemática meio inútil. O que fazer? Toscano
recorre a uma história famosa: o último teorema de Fermat. “Essa história é
meio mítica”, diz Toscano, “no sentido de que ela atiça a imaginação das
pessoas.”
[...]
Toscano, com base naquela aula
de geometria analítica, escreveu a demonstração de dois teoremas. Se o
estudante puder usar a alegria retirada do teorema de Fermat-Wiles para
decodificar os dois teoremas, aprenderá a parametrizar uma equação, e estudará
ao mesmo tempo como interpretar artigos técnicos matemáticos.
[...]
Nenhum comentário:
Postar um comentário