domingo, 18 de novembro de 2012

Um Truque Sujo


O texto abaixo é apenas um trecho da reportagem dada pelo professor Toscano, referente à como ele utilizou a demonstração do último teorema de Fermat pra ensinar geometria analítica. Quem tiver curiosidade em ler a reportagem na integra, ela pode ser encontrada na revista Cálculo: Matemática para todos, da editora Segmento, edição 15, ano 2, abril de 2012, página  55.

Um Truque Sujo

Muitos estudantes gostam de ouvir histórias nas quais aparece o último teorema de Fermat; eles até ficam felizes de conversar sobre Fermat em sala de aula. Um professor de São Paulo acha que consegue usar essa felicidade para treiná-los no ofício de interpretar artigos científicos

Na USP, um professor do Instituto de Matemática e Estatística, Severino Toscano Melo, quase sempre dá aulas de cálculo. Um professor de cálculo precisa falar de mais para convencer seus alunos de que cálculo é importante – eles sabem disso antes mesmo de se matricular na faculdade. Mas, em 2011, Toscano deu pela primeira vez aulas de geometria analítica para estudantes de física; neste caso, o professor precisa convencer alunos não matemáticos a se debruçar sobre um tema que eles associam mais à matemática pura, isto é, que eles associam a uma matemática meio inútil. O que fazer? Toscano recorre a uma história famosa: o último teorema de Fermat. “Essa história é meio mítica”, diz Toscano, “no sentido de que ela atiça a imaginação das pessoas.”
[...]
Toscano, com base naquela aula de geometria analítica, escreveu a demonstração de dois teoremas. Se o estudante puder usar a alegria retirada do teorema de Fermat-Wiles para decodificar os dois teoremas, aprenderá a parametrizar uma equação, e estudará ao mesmo tempo como interpretar artigos técnicos matemáticos.
[...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário