Projeto
Político Pedagógico do CEEBJA
O PPP (Projeto Politico Pedagógico) teve inicio em
2005 e é atualizado anualmente. Para sua elaboração são consultados toda a
equipe escolar, desde a direção até os alunos. O documento é baseado nos
documentos da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e pela Proposta Curricular e
Diretrizes Curriculares do EJA do Paraná. E tem por objetivos:
“O Projeto Político Pedagógico é um
documento que visa nortear as ações da escola, trazendo uma reflexão crítica
dos problemas existentes na sociedade onde ela está inserida, bem como da
comunidade atendida. Apresenta a escola de um modo geral, permitindo assim que
a comunidade escolar possa conhecer o ambiente escolar. É a organização do
trabalho pedagógico escolar ressaltando suas especificidades e níveis, e para
sua elaboração foi imprescindível a participação de toda a comunidade escolar.”
O PPP possui a identificação de cada escola, neste
caso a do CEEBJA, onde é feito o levantamento histórico da escola desde a sua
criação até os dias atuais. Possui também quais foram os aperfeiçoamentos
ocorridos e quais são suas principais características. Há um capítulo com o
detalhamento dos objetivos dessa instituição, como por exemplo:
“Desenvolver ações
didático-pedagógicas, coletivas e/ou individuais, considerando as
características, interesses, condições de vida e de trabalho do aluno.”
Este possui também descrito o seu marco situacional,
onde, como o próprio nome já se diz, nos dá a “situação” que se encontra a
sociedade, quais os problemas enfrentados. Primeiramente aborda num contexto
mais amplo, citando assim o Brasil, após se refere ao nosso Estado.
“O Estado do Paraná, fazendo parte
desse contexto, vivencia tais problemas e busca resolvê-los através de
programas educativos. Estes visam minimizar os efeitos da desigualdade social,
promovendo o exercício da cidadania, a inclusão social e o respeito à
diversidade cultural, de gêneros e étnica. Considerando isso, a Secretária de
Estado da Educação do Paraná – SEED tem como princípios de politica
educacional: a defesa da educação como direito de todos os cidadãos;
valorização dos profissionais da educação; garantia de escola pública, gratuita
e de qualidade; atendimento à diversidade cultural e a gestão escolar
democrática, participativa e colegiada.”
Após refere-se também a como esta as condições da
escola, tanto num espaço físico como pedagógico. Ainda, como os professores
fazem para estarem inseridos nessa busca pela melhoria da educação, visando
assim o desenvolvimento da sociedade como um todo.
Através do PPP, são descritas também as
características dos alunos (as) inseridos nesta instituição, bem como o
atendimento dado a cada um deles, como, por exemplo, idosos, portadores de
deficiência, domésticas, entre outros.
“Em resumo, o atendimento à
escolarização de jovens, adultos e idosos não se refere exclusivamente a uma
característica etária, mas à articulação desta modalidade com a diversidade
sócio – cultural de seu público e que demanda uma educação que considere o
tempo, espaço e a cultura desse grupo.”
Aborda também o que é oferecido na escola, quais são
suas “regras”, frequência exigida, notas, entre outros assuntos pertinentes ao
mesmo. Comenta sobre as turmas individuais e coletivas, que são oferecidas no
CEEBJA. Descrevem quais são os eventos realizados durante o ano letivo, bem
como projetos pedagógicos e atividades organizadas pela escola.
“A busca de condições e acesso à
educação de qualidade para todas e todos nos faz refletir sobre o verdadeiro
papel da escola, da educação e de homem enquanto ser social. Além do modo como
interagem e contribuem para a transformação da sociedade e deste indivíduo,
inseridos num mundo contemporâneo em constante transformação.”
Há também um capítulo intitulado de Marco
Operacional, onde descreve o papel da escola e de todos os membros envolvidos.
“Diante do exposto, o coletivo
desta escola busca cada vez mais engajar-se para que todos os objetivos
educacionais sejam alcançados com sucesso, porque acreditamos que através de
uma ação educativa intencional e sistemática nossas educandas e educandos,
munidos de conhecimentos teóricos e práticos, conseguirão realização pessoal,
profissional e social.”
O Marco Operacional presente no PPP busca mostrar
quais são os objetivos que a escola tem com o ensino, seu comprometimento para
com o conhecimento que será oferecido a cada aluno. Ainda, descreve os projetos
que ainda vigoram, bem como a continuidade de algumas atividades e a
permanência de outras.
Por fim, aborda como é dada a avaliação de cada
aluno nesta instituição.
Regimento
Escolar – CEEBJA
O Regimento escolar nada
mais é do que uma espécie de “manual”, onde estão presentes todas as “regras”
que regem essa instituição de ensino. É um conjunto de regras que determinam a
organização administrativa, didática, pedagógica, onde são estabelecidas a
forma de se trabalhar e as normas para realiza-lo, bem como os direitos e
deveres de toda a comunidade escolar
“Art.12
– A organização do trabalho pedagógico é constituída pelo Conselho Escolar,
equipe de direção, órgãos colegiados de representação da comunidade escolar,
Conselho de Avaliação, equipe pedagógica, equipe docente, equipe
técnico-administrativa e assistente de execução e equipe auxiliar operacional.”
Este documento é composto
por finalidades e objetivos, que estão pautados nas leis da LDBEN e conforme as
Diretrizes Curriculares Estaduais de Educação de Jovens e Adultos no Estado do
Paraná, portanto segue as legislações e ordens aplicadas ao país, estado e
município. Possui também a organização do trabalho pedagógico.
Descreve as funções e competências, bem como é
composto cada equipe/membro da escola, como, conselho escolar, equipe de
direção, conselho de avaliação, equipe pedagógica, docentes, equipe
técnico-administrativa e dos assistentes de execução e equipe auxiliar
operacional.
O Regimento escolar aborda também como é feita a
organização pedagógica, que é o “conjunto
de decisões, necessárias à realização das atividades escolares, para garantir o
processo pedagógico da escola”, e quais são suas características.
Apresenta os níveis e modalidade de ensino da
Educação Básica, que são o ensino Fundamental (6º a 9º ano) e o Ensino Médio,
onde os objetivos de cada nível são relatados.
Expõem como é dada a organização curricular, de
estrutura e funcionamento dessa instituição de ensino. Assim, relatando sobre
as matrículas; processo de classificação, onde constam as horas de cada
disciplina e a frequência mínima exigida; processos de reclassificação;
transferências; progressão parcial; frequência; avaliação de aprendizagem;
recuperação de estudos; promoção, como é dada as médias; aproveitamento de
estudos; regularização de vida escola; calendário escolar; registro e arquivos
escolares; eliminação de documentos escolares; avaliação institucional e espaços
pedagógicos.
Possuem ainda os direitos e deveres da comunidade
escolar, como, equipe pedagógica, direção, equipe técnica-administrativa e
assistentes de execução, equipe auxiliar operacional, alunos, pais e/ou
responsáveis, docentes, entre outros.Bem como as disposições gerais e
transitórias.
No final do documento, possuem os “adendos” que são
trechos anexados, comumente utilizados para acrescentar algo as disposições
descritas anteriormente.
Sendo assim, podemos verificar a importância de toda
escola ter seu regimento, visando assim uma maior organização da escola como um
todo. Possibilitando também que qualquer pessoa da comunidade possa
verificar quais são essas “regras” e se elas estão de acordo com as descritas
neste documento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário