terça-feira, 21 de agosto de 2012

Fichamento - PPP e Regimento Escolar CEEBJA


Projeto Político Pedagógico do CEEBJA

O PPP (Projeto Politico Pedagógico) teve inicio em 2005 e é atualizado anualmente. Para sua elaboração são consultados toda a equipe escolar, desde a direção até os alunos. O documento é baseado nos documentos da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e pela Proposta Curricular e Diretrizes Curriculares do EJA do Paraná. E tem por objetivos:
“O Projeto Político Pedagógico é um documento que visa nortear as ações da escola, trazendo uma reflexão crítica dos problemas existentes na sociedade onde ela está inserida, bem como da comunidade atendida. Apresenta a escola de um modo geral, permitindo assim que a comunidade escolar possa conhecer o ambiente escolar. É a organização do trabalho pedagógico escolar ressaltando suas especificidades e níveis, e para sua elaboração foi imprescindível a participação de toda a comunidade escolar.”
O PPP possui a identificação de cada escola, neste caso a do CEEBJA, onde é feito o levantamento histórico da escola desde a sua criação até os dias atuais. Possui também quais foram os aperfeiçoamentos ocorridos e quais são suas principais características. Há um capítulo com o detalhamento dos objetivos dessa instituição, como por exemplo:
“Desenvolver ações didático-pedagógicas, coletivas e/ou individuais, considerando as características, interesses, condições de vida e de trabalho do aluno.”
Este possui também descrito o seu marco situacional, onde, como o próprio nome já se diz, nos dá a “situação” que se encontra a sociedade, quais os problemas enfrentados. Primeiramente aborda num contexto mais amplo, citando assim o Brasil, após se refere ao nosso Estado.
“O Estado do Paraná, fazendo parte desse contexto, vivencia tais problemas e busca resolvê-los através de programas educativos. Estes visam minimizar os efeitos da desigualdade social, promovendo o exercício da cidadania, a inclusão social e o respeito à diversidade cultural, de gêneros e étnica. Considerando isso, a Secretária de Estado da Educação do Paraná – SEED tem como princípios de politica educacional: a defesa da educação como direito de todos os cidadãos; valorização dos profissionais da educação; garantia de escola pública, gratuita e de qualidade; atendimento à diversidade cultural e a gestão escolar democrática, participativa e colegiada.”

Após refere-se também a como esta as condições da escola, tanto num espaço físico como pedagógico. Ainda, como os professores fazem para estarem inseridos nessa busca pela melhoria da educação, visando assim o desenvolvimento da sociedade como um todo.
Através do PPP, são descritas também as características dos alunos (as) inseridos nesta instituição, bem como o atendimento dado a cada um deles, como, por exemplo, idosos, portadores de deficiência, domésticas, entre outros.
“Em resumo, o atendimento à escolarização de jovens, adultos e idosos não se refere exclusivamente a uma característica etária, mas à articulação desta modalidade com a diversidade sócio – cultural de seu público e que demanda uma educação que considere o tempo, espaço e a cultura desse grupo.”
Aborda também o que é oferecido na escola, quais são suas “regras”, frequência exigida, notas, entre outros assuntos pertinentes ao mesmo. Comenta sobre as turmas individuais e coletivas, que são oferecidas no CEEBJA. Descrevem quais são os eventos realizados durante o ano letivo, bem como projetos pedagógicos e atividades organizadas pela escola.
“A busca de condições e acesso à educação de qualidade para todas e todos nos faz refletir sobre o verdadeiro papel da escola, da educação e de homem enquanto ser social. Além do modo como interagem e contribuem para a transformação da sociedade e deste indivíduo, inseridos num mundo contemporâneo em constante transformação.”
Há também um capítulo intitulado de Marco Operacional, onde descreve o papel da escola e de todos os membros envolvidos.
“Diante do exposto, o coletivo desta escola busca cada vez mais engajar-se para que todos os objetivos educacionais sejam alcançados com sucesso, porque acreditamos que através de uma ação educativa intencional e sistemática nossas educandas e educandos, munidos de conhecimentos teóricos e práticos, conseguirão realização pessoal, profissional e social.”
O Marco Operacional presente no PPP busca mostrar quais são os objetivos que a escola tem com o ensino, seu comprometimento para com o conhecimento que será oferecido a cada aluno. Ainda, descreve os projetos que ainda vigoram, bem como a continuidade de algumas atividades e a permanência de outras.
Por fim, aborda como é dada a avaliação de cada aluno nesta instituição.


Regimento Escolar – CEEBJA

O Regimento escolar nada mais é do que uma espécie de “manual”, onde estão presentes todas as “regras” que regem essa instituição de ensino. É um conjunto de regras que determinam a organização administrativa, didática, pedagógica, onde são estabelecidas a forma de se trabalhar e as normas para realiza-lo, bem como os direitos e deveres de toda a comunidade escolar
Art.12 – A organização do trabalho pedagógico é constituída pelo Conselho Escolar, equipe de direção, órgãos colegiados de representação da comunidade escolar, Conselho de Avaliação, equipe pedagógica, equipe docente, equipe técnico-administrativa e assistente de execução e equipe auxiliar operacional.”
Este documento é composto por finalidades e objetivos, que estão pautados nas leis da LDBEN e conforme as Diretrizes Curriculares Estaduais de Educação de Jovens e Adultos no Estado do Paraná, portanto segue as legislações e ordens aplicadas ao país, estado e município. Possui também a organização do trabalho pedagógico.
Descreve as funções e competências, bem como é composto cada equipe/membro da escola, como, conselho escolar, equipe de direção, conselho de avaliação, equipe pedagógica, docentes, equipe técnico-administrativa e dos assistentes de execução e equipe auxiliar operacional.
O Regimento escolar aborda também como é feita a organização pedagógica, que é o “conjunto de decisões, necessárias à realização das atividades escolares, para garantir o processo pedagógico da escola”, e quais são suas características.
Apresenta os níveis e modalidade de ensino da Educação Básica, que são o ensino Fundamental (6º a 9º ano) e o Ensino Médio, onde os objetivos de cada nível são relatados.
Expõem como é dada a organização curricular, de estrutura e funcionamento dessa instituição de ensino. Assim, relatando sobre as matrículas; processo de classificação, onde constam as horas de cada disciplina e a frequência mínima exigida; processos de reclassificação; transferências; progressão parcial; frequência; avaliação de aprendizagem; recuperação de estudos; promoção, como é dada as médias; aproveitamento de estudos; regularização de vida escola; calendário escolar; registro e arquivos escolares; eliminação de documentos escolares; avaliação institucional e espaços pedagógicos.
Possuem ainda os direitos e deveres da comunidade escolar, como, equipe pedagógica, direção, equipe técnica-administrativa e assistentes de execução, equipe auxiliar operacional, alunos, pais e/ou responsáveis, docentes, entre outros.Bem como as disposições gerais e transitórias.
No final do documento, possuem os “adendos” que são trechos anexados, comumente utilizados para acrescentar algo as disposições descritas anteriormente.
Sendo assim, podemos verificar a importância de toda escola ter seu regimento, visando assim uma maior organização da escola como um todo. Possibilitando também que qualquer pessoa da comunidade possa verificar quais são essas “regras” e se elas estão de acordo com as descritas neste documento.




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