Dados
Bibliográficos do Livro:
Titulo
– Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informática.
Autora
– Vani Moreira Kenski.
Editora
– Papirus.
Ano
– 2007.
FICHAMENTO
Capitulo
1
Os
trechos abaixo se referema grande mudança que as tecnologias causam na
sociedade como um todo e o quão importante é o ser humano adequasse a elas, uma
vez que assim eles estarão se inserindo a essa “nova realidade”. Podemos
perceber que esses avanços estão sendo inseridos há anos, e que ele teve uma
grande repercussão após a Guerra Fria, pois essa está intimamente ligada com a
relação de poder e dominação, a qual o homem cada vez esta buscando.
“[...]
o domínio de determinados tipos de tecnologias, assim como o domínio de certas
informações, distinguem os seres humanos.”
“A
Guerra Fria [...] impulsionou a ciência e a tecnologia de forma jamais vista na
história da humanidade.”
“Os
vínculos entre conhecimento, poder e tecnologias estão presentes em todas as
épocas e em todos os tipos de relações sociais.”
“A
concepção de guerra e as relações de poder que envolvem conhecimento e
inovações tecnológicas ampliaram-se tremendamente na atualidade. A facilidade
de interação e comunicação facilitou a globalização da economia.”
“A
globalização da economia e das finanças redefine o mundo e cria uma nova
divisão social.”
“Para
Lyotard [...], o grande desafio da espécie humana na atualidade é a tecnologia.
Segundo ele, a única chance que o homem tem para conseguir acompanhar o
movimento do mundo é adaptar-se à complexidade que os avanços tecnológicos
impõem a todos, indistintamente. Este é também o duplo desafio para a educação:
adaptar-se aos avanços das tecnologias e orientar o caminho de todos para o
domínio e a apropriação crítica desses novos meios.”
“A
educação também é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre
poder, conhecimento e tecnologias.”
Neste
contexto, conforme verificado no trecho a seguir, a escola esta cada vez mais
presente nesse âmbito das novas tecnologias, bem como as mudanças que elas
trazem. Assim, o papel do professor dentro de sala de aula também tem
alterações, uma vez que este passa a ser o mediador para transportar esses
novos conhecimentos para seus alunos.
“Da
mesma forma, a escola também exerce o seu poder em relação aos conhecimentos e
ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os
conteúdos a serem aprendidos.”
Ainda,
conforme Kenski descreve abaixo, as tecnologias modificam a forma de vida do
homem, ele vai se adequando a esses novos conceitos e “realidades”. Podemos
perceber então que o homem moderno talvez não conseguisse viver como os homens
da caverna, uma vez que o primeiro está habituado com a utilização de energia
elétrica e todas as comodidades que ela proporciona. E para os homens
primitivos sua maior tecnologia criada pode ter sido a invenção do fogo.
Portanto, a definição de tecnologias esta relacionada ao contexto ao qual ela
esta sendo analisada.
“As
tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas
possibilidades de bem-estar e fragilizam as capacidades naturais do ser
humano.”
“O
desenvolvimento tecnológico de cada época da civilização marcou a cultura e a
forma de compreender a sua história.”
“Na
atualidade, o surgimento de um novo tipo de sociedade tecnológica é determinado
principalmente pelos avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação
e pela microeletrônica.”
“O
conceito de tecnologias engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do
cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, suas formas de uso, suas
aplicações.”
Sendo
assim, ao falarmos em tecnologias nos dias de hoje, estamos nos referindo
principalmente na evolução dos produtos eletrônicos oferecidos cada vez mais e
com mais variedades. Tendo em vista, que estamos vivendo a chamada era
tecnológica.
“As
tecnologias estão tão próximas e presentes que nem percebemos mais que não são
coisas naturais.”
“Ao
falarmos em novas tecnologias, na atualidade, estamos nos referindo,
principalmente, aos processos e produtos relacionados com os conhecimentos
provenientes da eletrônica, da microeletrônica e das telecomunicações. Essas
tecnologias caracterizam-se por serem evolutivas, ou seja, estão em permanente
transformação.”
Capitulo
2
Conforme
o trecho abaixo, podemos perceber que todos os avanços dos últimos anos tem
resultado uma interação maior entre seus usuários, através de programas criados
para que pudéssemos conversar com pessoas de todo o mundo em tempo real, como
por exemplo, msn, facebook, skipe, entre outros.
“Os
avanços tecnológicos das ultimas décadas garantiu novas formas de uso das TIC’s
para a produção e propagação de informações, interação e a comunicação em tempo
real, ou seja, no momento em que o fato acontece.”
Porém,
antes dessas novas possibilidades de comunicação, cada “grupo” tinha linguagem
para se comunicar, fosse por fala, gestos ou grunhidos. Esta linguagem foi se
desenvolvendo junto com o “grupo” que a utilizava, tornando-se particular de
cada um e formando assim as características de seu “grupo”. Ao utilizar a
palavra grupo estou me referindo há varias tribos, civilizações, e estas por
sua vez possuem sua própria linguagem oral, ou seja, seu idioma. Talvez um dos
grandes limitantes da fala (linguagem oral) é que ela nos é dada apenas num
espaço curto, numa determinada distância. Pois sem algum recurso tecnológico
(celular, computador, etc.) não é possível se comunicar com uma pessoa que
esteja em outro país por exemplo.
“A
mais antiga forma de expressão, a linguagem oral, é uma construção particular
de cada agrupamento humano.”
A
escrita foi uma das primeiras tecnologias inventada pelo homem, na busca de uma
melhor comunicação e compreensão daquilo que era pertinente a sua vivencia em
grupo. Com a escrita, o homem não apenas propicia a troca de informações mas
também a analise das mesmas.
“A
criação e o uso da escrita como tecnologia de comunicação surgem quando os
homens deixam de ser nômades e passam a ocupar de forma mais permanente um
determinado espaço, onde praticam a agricultura.”
A
linguagem vai se adaptando de acordo com as novas tecnologias criadas, como
podemos verificar quando Kenski aborda a linguagem digital, a qual dá suporte a
todos os comandos dados aos eletroeletrônicos e esta baseada em códigos
binários. Através dessa nova linguagem é foi possível conseguir essas avanços
que podem facilitar o dia a dia de todos que fazem uso da mesma, uma vez que os
computadores estão cada vez mais presentes no cotidiano do ser humano, seja em
casa, no trabalho ou na escola.
“A
terceira linguagem articula-se com as tecnologias eletrônicas de informação e
comunicação. A linguagem digital é simples, baseada em códigos binários,
por meio dos quais é possível informar, comunicar, interagir e aprender.”
“A
base da linguagem digital são os hipertextos, sequências em camadas de
documentos interligados, que funcionam como páginas sem numeração e trazem
informações variadas sobre determinado assunto.”
Assim,
nos trechos a seguir podemos verificar que o avanço das novas tecnologias esta
modificando cada vez mais a forma social de comunicação e interação de seus
usuários. Com a utilização cada vez mais frequente de celulares, computadores,
televisões digitais, internet, softwares,
entre outros. E com essas novas praticas o comportamento do homem também esta
mudando, uma vez que muitas pessoas já são “dependentes” dessas tecnologias.
“A
convergência das tecnologias de informação e comunicação para a configuração de
uma nova tecnologia, a digital, provocou mudanças radicais.”
“Essas
novas tecnologias digitais ampliaram de forma considerável a velocidade e a
potência da capacidade de registrar, estocar e representar a informação
escrita, sonora e visual.”
“As
redes, mais do que uma interligação de computadores, são articulações
gigantescas entre pessoas conectadas com os mais diferenciados objetivos. A
internet é o ponto de encontro e dispersão de tudo isso. Chamada de rede das
redes, a internet é o espaço possível de integração e articulação de todas as
pessoas conectadas com tudo o que existe no espaço digital, o ciberespaço.”
“A
televisão digital é uma inovação tecnológica que garante ao telespectador alta
definição de imagem e som.”
“Neste
novo momento social, o elemento comum aos diversos aspectos de funcionalidade
das sociedades emergentes é o tecnológico.”
Então,
no âmbito escolar concluímos a importância do trabalho realizado pelo professor
e a sociedade como um todo, e como o uso dessas tecnologias pode ter um reflexo
positivo nos alunos.Tendo em vista que pode ser apresentado a eles esses
recursos como um meio auxiliador para o ensino, e esse segundo a autora talvez
seja um dos grandes desafios.
“[...] Essas alterações refletem-se sobre as
tradicionais formas de pensar e fazer educação. Abrir-se para novas educações,
resultantes de mudanças estruturais nas formas de ensinar e aprender
possibilitadas pela atualidade tecnológica, é o desafio a ser assumido por toda
a sociedade.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário