domingo, 24 de junho de 2012


Salman Khan, um novo meio ou forma de ensinar matemática? 

                Assisti a vídeo e li a matéria sobre Salman Khan, considerado por muitos como o melhor matemático do mundo, onde conseguiu destaque através de aulas sobre determinados temas, dentre os quais destaco a matemática, disponibilizados na internet de forma que facilita o aprendizado de muitos. Esse método foi considerado inovador e chamou a atenção de muitos, até mesmo do Bill Gates, o qual deu um premio de 1,5 milhões de dólares para que Salman possa investir mais nesse sua metodologia.
                Os vídeos que assisti de Salman são referentes à “Soma Básica” e a “Multiplicação Nível 2 – Tabuada”, de uma forma geral essas aulas são iguais a que os professores dão em uma sala de aula comum. Bem como no ensino de somas ele explica relacionando os números com frutas, de forma a simplificar a soma das mesmas. E a multiplicação é ensinada utilizando a soma para que os alunos identifiquem a existência de um padrão nas tabuadas, por exemplo, na tabuada do dois basta pensar que se dois vezes um é igual a dois, para conseguir as próximas divisões é necessário acrescentar dois em cada uma delas.
                Uma coisa que me chamou a atenção foi em uma frase mal colocada, fato esse que não sei explicar se foi devido à tradução feita para o português ou se é do vídeo original, quando ele vai explicar sobre dois vezes um que é igual a dois e diz “dois mais ele mesmo uma vez”, o que esta errado, porque na forma como ele colocou o resultado seria quatro e não dois.
                Um ponto positivo foi quando ao ensinar a soma básica ele utilizou o desenho de uma reta numérica, onde demonstrava a soma através do avanço das casas. Apesar de ser uma maneira bem simples acho que é muito válida pela parte de visualização que ajuda é muita na hora de ensinar aos alunos que estão iniciando.
                Acredito que o fator para todo esse “sucesso” que os vídeos de Salman têm na internet é devido ser uma nova forma de se ensinar, a qual se utiliza dos recursos tecnológicos, onde os alunos estão cada vez mais conectados. Deve-se ao fato que não há nenhuma forma inovadora da metodologia utilizada para ensinar, apenas do recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário