segunda-feira, 18 de junho de 2012

Abaixo segue um trecho do meu TCC, fala sobre um dos maiores matemáticos que já existiu... espero que vocês gostem!!!



Arquimedes

Arquimedes nasceu em 287 a. C. em Siracusa, uma das cidades principais de Sicília, situada no Mediterrâneo, hoje chamada de Itália. Era filho de Fidias um famoso astrônomo da época. Seu nome deriva de duas palavras: arché, que significa princípio, domínio ou causa; e por medos, que é mente, pensamento ou intelecto, logo seu nome poderia significar “a mente principal”. Ele estudou em Alexandria, uma das melhores escolas de ciência grega, e teve como seu professor Conon, que por sua vez foi aluno de Euclides, um dos grandes matemáticos da época. Conforme Mauro Lopes Alvarenga (s.d):
Arquimedes de Siracusa (287 – 212 a.C.) é considerado consensualmente o maior matemático da antiguidade. Superou todos os outros pela quantidade e dificuldade dos problemas que tratou, pela originalidade de seus métodos e pelo rigor de suas demonstrações. Interessava-se tanto pela matemática pura quanto pela aplicada e criou dois ramos da física (estática e hidrodinâmica).
Considerado o maior gênio científico da antiguidade, teve grande destaque não apenas nas diversas áreas da matemática, mas também em campos mais específicos da física e até mesmo da arquitetura. Foi responsável por grandes e importantes descobertas de vários princípios fundamentais da matemática. É conhecido por antecipar uma série de resultados matemáticos muito antes do desenvolvimento do cálculo diferencial integral, o qual será detalhado posteriormente, e também por ter calculado o valor do , obtendo um resultado melhor do que qualquer outro até então.
Foi e sem dúvida ainda é, uma figura de grande importância, devido a suas descobertas. Tinha muito interesse em todas as aplicações da ciência, e com todas as suas contribuições para a mesma chegou a ser conhecido como o “pai da Física”.  Demonstrava uma aptidão para o cálculo numérico muito bem desenvolvida, e sua contribuição para a mesma foi de grande valia.
A fama de Arquimedes na antiguidade deve-se aos seus trabalhos como engenheiro e como construtor de máquinas de guerra, como afirmam Silva e Silva (2010, p.7) “[...] além de ter deixado marca como grande matemático, deixou também com seus inventos mecânicos catapultas, cordas, polias e outros)”. Entre as invenções atribuídas a ele, encontra-se um sistema de bombeamento de água conhecido como cóclea ou parafuso de Arquimedes, usado até os dias de hoje.
Arquimedes era um investigador imensurável, sempre em busca de novos conceitos e desafios, em todos os seus manuscritos trouxe algum avanço para o conhecimento, sendo os mesmos utilizados até hoje. Era uma pessoa de primeiríssima grandeza que não tinha problema algum em misturar conceitos físicos com demonstrações matemáticas, obtendo êxito em todos os seus resultados. Criou dois princípios fundamentais que ajudaram outros matemáticos como, Leibniz, Huygens, Fermat, Descartes e até mesmo Newton, que foram a matemática do infinito e a aplicação de modelos matemáticos ao mundo físico.  E é por tudo isso que é considerado até hoje como um dos maiores matemáticos que já existiu, por todo seu legado de descobertas que deixou. Segundo Rui Albuquerque (2007, p.9):
Os trabalhos de Arquimedes são verdadeiramente assombrosos pelo exiguidade de instrumentos matemáticos que ele dispunha! O seu Método ainda hoje é estudado, pois não só a Física que envolve é útil e verdadeira como a relação com a matemática está no âmago dos problemas atuais. Por isso ele é considerado um dos três maiores matemáticos de sempre.
Segundo alguns relatos a morte de Arquimedes ocorreu por volta de 202 a.C., durante uma guerra a qual Siracusa fora derrotada, não se sabe ao certo o que causou a morte do inigualável matemático, alguns lúdicos dizem que ele foi morto por um dos soldados da oposição, fato que até hoje não foi comprovado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário