Matemática...
Ensinar matemática vai muito além de explicar
fórmulas, e conforme podemos ver no texto abaixo ser professor de matemática
hoje em dia gera muito mais coisas, é uma verdadeira arte na qual sempre
buscamos a melhoria do aprendizado
[...] Hoje o professor de Matemática, além de saber matemática tem de
enfrentar situações de aula muito complicadas e difíceis. Nos meus primeiros
anos bastava-me saber bem o assunto que ia ensinar. Hoje é preciso saber
motivar os alunos, apresentar a matemática de uma forma interessante, ter
propostas de trabalho diversas, chegar junto dos alunos, entender as suas
dúvidas, fazê-los compreender. A tarefa que vos espera é uma tarefa muito
difícil. Não posso garantir que fossem estas exatamente as suas palavras, mas
estas eram as ideias e o vocabulário era também mais ou menos este. Tenho a
certeza de que hoje ambas diríamos: O professor de Matemática é um gestor de
currículo e de aprendizagens. Gerir um currículo pressupõe que se conheça muito
bem o assunto de aprendizagem para que ele possa ser manobrado de acordo com as
situações. Gerir aprendizagens pressupõe respeito pela diversidade de pontos de
partida e de formas de aprender, e exige que se conheçam muito bem os
aprendizes. Hoje o professor tem de organizar a aprendizagem para que os alunos
tenham um papel ativo. Para isso precisa saber encontrar e utilizar os
verdadeiros estímulos da matemática, uma área de conhecimento desafiante e
criativa por natureza. A diversidade de assuntos e as especificidades de cada
um permitem que os alunos não reajam todos da mesma maneira, mas se pensar é
inerente à natureza humana todo o indivíduo pode fazer alguma matemática e, por
isso, poderá aprender alguma matemática. A sociedade tecnológica de hoje exige
que a Matemática contribua para o desenvolvimento de cada cidadão. Tarefas
pesadas se as encararmos isoladamente. São tarefas que se realizam com outros
profissionais, partilhando dúvidas, dificuldades e certezas também. Articulando
uma prática reflexiva com contributos teóricos e resultados de investigação,
procurando tirar todo o partido de instrumentos tecnológicos que têm sido
colocados à nossa disposição, podemos encarar a profissão que escolhemos com o
estímulo do desafio, da criatividade e da cooperação. Ao longo dos anos, a profissão de professor
de Matemática tem evoluído, acompanhando os desenvolvimentos da didática e da
formação de professores. Hoje encaramo-nos como profissionais responsáveis pelo
nosso próprio desenvolvimento profissional.
Tudo o que é inerente ao reconhecimento de uma profissão nos torna mais exigente conosco próprios e com a formação de mais profissionais. A profissão de professor de Matemática no final do século XX não se compadece do recrutamento de professores em função do número de créditos de matemática que contabilizam nas suas licenciaturas e independentemente da lógica da sua formação. Só quem vê a matemática como um saber exclusivamente de serviço e de aplicação pode considerá-la como tal. A matemática é também um saber de desenvolvimento, de educação e de formação. E para um professor de Matemática a sua formação deve articular harmonicamente todas estas componentes. É por tudo isto e pelos alunos de hoje e de amanhã que desejamos que todos os futuros professores de Matemática comecem por realizar uma licenciatura em ensino da Matemática.
Tudo o que é inerente ao reconhecimento de uma profissão nos torna mais exigente conosco próprios e com a formação de mais profissionais. A profissão de professor de Matemática no final do século XX não se compadece do recrutamento de professores em função do número de créditos de matemática que contabilizam nas suas licenciaturas e independentemente da lógica da sua formação. Só quem vê a matemática como um saber exclusivamente de serviço e de aplicação pode considerá-la como tal. A matemática é também um saber de desenvolvimento, de educação e de formação. E para um professor de Matemática a sua formação deve articular harmonicamente todas estas componentes. É por tudo isto e pelos alunos de hoje e de amanhã que desejamos que todos os futuros professores de Matemática comecem por realizar uma licenciatura em ensino da Matemática.
LOUREIRO, Cristina. Disponível em <http://www.apm.pt/apm/revista/educ47/educ47_2.htm> Acesso dia: 01. Abril. 2012
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