domingo, 22 de abril de 2012


Informática a favor da educação
            Estamos vivenciando na era da informática, e sabemos que ela está cada vez mais presente no cotidiano dos alunos, por isso é necessário que os professores busquem novos meios que possam contribuir para o ensino-aprendizagem. Como afirma MADER “hoje, mais do que nunca, temos abundância de informações. Consequentemente, o papel do professor mudou de uma fonte limitada de informação aos estudantes, para um orientador do uso de toda informação que está disponível para qualquer assunto”. Há muitos recursos que podem ser utilizados a favor do ensino, dentre eles, poderia citar alguns, como por exemplo, wiki, WebQuest e o blog. São ferramentas que contribuem muito para o desenvolvimento dos alunos e também dos professores enquanto educadores.
            A wiki é uma página de escrita colaborativa, a qual um grupo de pessoas pode montar uma wiki e todas as pessoas desse grupo ter acesso para fazer modificações, fiscalizações e contribuir com a escrita da mesma. É uma possibilidade que o professor tem de se “aproximar” mais dos alunos, fazendo que com num trabalho enquanto os alunos fazem o desenvolvimento o professor já pode fazer as correções e considerações necessárias, agilizando assim o processo de desenvolvimento do trabalho.
            O blog é uma espécie de diário eletrônico, no qual o usuário pode tratar de assuntos diversos. Ele pode ser uma importante ferramenta tanto para os professores quanto para os alunos, possibilitando assim, até a melhora da expressão verbal e escrita. É um recurso que pode ser utilizado para divulgação de trabalhos, tanto de professores quanto de alunos, criação de atividades, apresentarem experiências do cotidiano de cada pessoa e contribui para o constante aperfeiçoamento dos docentes e dissentes.
            E a WebQuest é um recurso que o professor tem disponível para colocar na web atividades que irá usar com seus alunos. Ela é feita apenas pelos educadores, os quais criam e/ou copiam alguma atividade e postam na sua página, para que assim quando for utilizar possa de maneira mais prática “guiar” seus alunos até o local desejado e orientá-los no que for necessário.
            E como está descrito no trecho a seguir, “usar a tecnologia exige mais do que conhecer um software ou do que se sentir a vontade com o hardware utilizado. É necessário que estejamos conscientes do impacto que essa forma de aprendizagem tem no próprio processo de aprendizagem”(PALLOF & PRATT, 2002 apud BARROS, 2005). E para que isso ocorra, o professor enquanto educador deve sempre buscar o aperfeiçoamento, para que assim consiga alcançar seus objetivos ao utilizar um desses recursos.


Escrita baseada nos textos abaixo:

BALBINO, Jaime. Num mundo wiki, uma escola idem – Parte I. Disponível em <http://matematicaprofivete.pbworks.com/w/file/fetch/36634954/mundo_wiki.pdf> Acesso: 16.abr.2012.

Entrevista com Stewart Mader – Wiki in Education. Disponível em <http://matematicaprofivete.pbworks.com/w/file/fetch/36634867/stewartmader_wiki.pdf> Acesso: 16.abr.2012.

COTES, Paloma. Quer aprender? Crie um blog. Disponível em <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html> Acesso: 20.abr.2012.

BARROS, Gílian Cristina. WebQuest: metdologia que ultrapassa os limites do ciberespaço. Disponível em <http://matematicaprofivete.pbworks.com/w/file/fetch/51077014/webquestgiliancris.pdf> Acesso: 21.abr.2012.


Um comentário: